Quem me acompanha há um tempo nas redes sociais já sabe que eu sou apaixonada por Yoga né?! Não Falto à nenhuma aula… Eu falo pra todo mundo que a Yoga mudou minha vida, e minha visão das coisas. Por isso disse no meu post de “como realmente emagreci” que prepararia um post só pra contar a importância que isso teve pra mim, porque acho que muita gente não saiba o real significado das práticas. Eu Sempre “separo” a Yoga dos outros esportes, e nesse post vou explicar o porquê.

Eu descobri a Yoga numa aula de academia mesmo, achava lindas as posições que o professor passava na aula, queria saber fazer todas elas… Realmente, pra conseguir fazer todas as posições corporais (as chamadas Àsanas) é preciso ter uma boa flexibilidade, alongamento, equilíbrio e um pouco de força… Coisas que você vai ganhando com a prática. Só que quando comecei a praticar com frequência, entendi que a Yoga vai MUITO além dos Àsanas…

IMG_1501 IMG_1852 IMG_9769

Esses Àsanas das fotos, estão em ordem decrescente de dificuldade…  A primeira é uma invertida sobre a cabeça. As posições invertidas estimulam muito a circulação e reforçam os músculos das costas, nuca, perna e abdômen.

As outras duas exigem um pouco mais de flexibilidade e  equilíbrio.

Através desses Àsanas por exemplo é possível descobrir que, de fato, há uma conexão entre corpo e mente. Une o indivíduo com o todo… E isso se torna uma filosofia. Resumindo com as minhas próprias palavras (Yogins me corrijam se eu estiver errada rs):

Durante as práticas, o professor nos fala coisas como “mantenha-se no presente, apenas observe seus pensamentos, nao os julgue, nao se envolva com eles. Olhe de fora, saiba que sua mente tenta te tirar da posição mas o corpo aguenta sim…” Levando isso pra sua vida, você aprende tanta coisa… Você começa a se conhecer e a se perguntar coisas o tempo todo. Quando você se conhece e sabe o que te faz feliz e o que não faz, você para de agir em desacordo com você mesmo, para de fazer coisas que façam você se sentir culpado, para de ter medos bobos, para de se lamentar pelo passado e ao invés disso pensa em soluções para o presente, para de ter medo do futuro e começa a agradecer e reparar mais em tudo que te cerca (até as coisas ruins)… Você encontra uma “tranquilidade” que fica dentro de você e que não depende de nada nem de ninguém. Quando eu me senti assim, vi que tudo começou a fluir na minha vida.

Acho que a maior inimiga de uma dieta é a ansiedade. Ansiedade é não estar no presente. Já parou pra respirar fundo e esquecer de tudo e apenas reparar no que tem ao seu redor? Outra coisa que trabalhamos muuuuuito na Yoga é a respiração, que pra mim, é a forma mais fácil e óbvia de se conectar com você mesmo, se perceber e se perguntar coisas. A gente vive sem nem reparar na nossa respiração, isso não é um absurdo? Sério, TENTEM mesmo parar e reparar em como está a respiração de vocês e buscar aprofundá-la. Essa coisa que parece tão simples já traz muita calma e sabedoria pra gente pensar melhor e não agir por impulso. Só fazendo pra entender.

Levando essa filosofia pra dieta:

  • Você entende que sua mente vai te sabotar o tempo todo “só um docinho, só uma vez, hoje pode” mas você vai se conhecer tão bem e se amar tanto a ponto de conseguir controlar isso, e querer evitar o sentimento de culpa depois. Ninguém precisa se sentir culpado.
  • Você fica em paz com suas escolhas. Engordar ou não, não é o real problema, e sim não estar contente com o que escolheu. E você PODE mudar isso 🙂
  • Você começa a se ajudar, e a ser uma pessoa cada vez melhor! Aquela frase “seja a melhor versão de você mesmo” é muito boa. É legal demais se testar, e ultrapassar os limites que você mesmo se colocou. A gente é muito mais forte do que imagina que é, o problema é que a gente não tenta.
  • Você fica orgulhoso de si mesmo a cada dia que passa. E todo mundo percebe que você está simplesmente feliz…

Lembrando que não to obrigando nem pedindo pra ninguém começar a fazer aula, não é isso, só precisava compartilhar em que momento da minha vida comecei a ter um maior controle dos meus atos hahaha porque isso me ajudou demais. Mas existem várias outras maneiras de encontrarmos isso…

Onde vocês acham a paz e o controle de vocês mesmos?

Me contem…

Beijocas, e Namastê… hihihi

 

Você pode gostar também

44 comments

Rispondi

Rachel, a alguns meses venho te acompanhando em várias redes e confesso que você me inspirou e instigou muito a procurar o equilíbrio entre meu corpo e minha mente. Também tenho 21 anos e as vezes me sinto meio distante da galera da minha idade, pois não estou na mesma “vibe” que eles, não que isso me atrapalhe, pois a paz que eu sinto não tem preço. Tenho muita vontade de fazer yoga, mas aqui em Brasília é um pouco complicado de achar, mas por enquanto me contento com atividades físicas e meditação. Obrigada por sempre nos incentivar a melhorar de dentro pra fora, você é demais!

Rispondi

Que vontade de fazer aula de yoga !!

Rispondi

Acho de mais esse esse seu equilíbrio ,essa filosofia e esse encontro de conhecimento com você mesma ! quero fazer yoga agora hahaha , queria saber como faz para começar a praticar essas aulas do mahamudra. Continue assim e obrigada pela a inspiração,lindaaaa !!!!

Rispondi

É ISSO!! É ISSO! Você disse tudo Rachel, o yoga muda seu corpo, mas muda muito mais profundamente a sua vida. Namastê!

Rispondi

Oii Rachel, me chamo Soane e tenho 26 anos e sou de Salvador. Já sou sua fã há alguns anos e sempre te acompanho eu tooooooodas as redes sociais.
E confesso que você tem me inspirado demais nessa busca de equilíbrio entre o corpo e a mente, e na questão de se superar a cada dia.
Aqui em Salvador ainda não achei um local para fazer Yoga mas tô com muita vontade de fazer, depois que vi você comentando sobre o bem que a Yoga te fez fiquei muito interessada em descobrir o bom da Yoga.
Muito obriiigada!
Beijoos

Rispondi

Soane, em salvador tbm tem mahamudra tenta achar pelo site deles !

Rispondi

Amei o post, Rachel!!! Faço yoga também, e é incrível o bem que faz, tanto para o físico como para o psicológico. Namaste!

Rispondi

Oii rachel, tenho 15 anos e comecei a fazer yoga recentemente, confesso que estou amando e você me inspirou ainda mais 😍😍

Rispondi

Maravilhoso! Obrigada! Estou te acompanhando em tudo e amo tudo o que vc faz, e, tem me ajudado muito! Vc é uma pessoa maravilhosa!

Rispondi

Otimo post e explicaçao! Também faço dieta e realmente tudo acontece internamente! Voce tem que controlar e estar em paz com sua mente! Parabens pelo seu equilíbrio! Sucesso, beijos

Rispondi

Rachel, me inspiro muito em você. Quando soube que você faria posts neste site, fiquei muito animada, pois acho que assim você pode ficar mais perto de nós (seus fãs) e se comunicar com a gente. Sei que sua vida não tem sido fácil. E também sei que o que você mais quer no momento é esquecer aquilo tudo, pois já passei por isso. Mas sabe, tudo que começa errado, termina errado, não vai pra frente, não vinga. Que Deus tenha piedade dessas pessoas, que pregam uma coisa, mas na prática é totalmente diferente. Que você seja muito feliz! Beijos (OBS: você é linda pra CARALH e tem uma personalidade incrivel!)

Rispondi

Adorei o post Rachel!!!!
Nunca fiz ioga ou algo parecido, mas agora me deu uma vontade de praticar! 😀 Meta para 2016!
beijosss

Rispondi

Que diva! Amei esse post, sério!!! O que me quebra nas minhas dietas é a ansiedade, fiquei super afim de fazer yoga, parabéns e muito sucesso Rachel 💗👏

Rispondi

Meu sonhoo fazer yoga!!! Hahaha, mas aqui em Fortaleza é meio complicado de achar, e o preço não é muito acessível. Acho o máximo essa conexão entre corpo e mente. Parabéns pelo site! Suas dicas são maravilhosaaasss! Bjss

Rispondi

Amei seu post.
Minha morena fit ❤

Rispondi

Oi Rachel, tenho 18 anos e faço yoga ha alguns meses. Sou muito ansiosa e a yoga tem me ajudado muito quanto a isso. Levo a yoga também para o lado religioso, a filosofia e os conceitos que ela trás tem muito a ver com os dogmas daquilo que creio (catolicismo) e acredito que com todas as outras religiões cristãs. Além disso, passei por momentos tensos, problemas pessoais, em que a yoga me ajudou a manter o equilíbro, deixar para trás o que passou e observar o que tenho a minha volta. Não tenho quase nada de flexibilidade, muitas posturas não consigo fazer, mas aprendi a respeitar meu limite e entender que com o tempo vou avançando. Como você disse não se trata apenas de posturas, mas daquilo que elas representam e estimulam no nosso corpo e mente. Sou sua fã, beijoss

Rispondi

Você é incrível, inspiradora ! Sou sua fã, uma pessoa iluminada como vc merece tudo de bom que a vida tem a dar ! Estou sempre te acompanhando e todos os dias !!!! Desde que começou a yoga pesquisei muito sobre , sinto pq aqui na minha cidade nao há lugares pra praticar !! Rach , nao deixe de postar nunca hein kkkkkk deve ser incrivel ser amiga de alguem como vc .. bjos ♥♥♥ love u

Rispondi

Oi Rachel, meu nome é thays, tenho 24 anos. Comecei a te seguir
Em
Todas as redes sociais e
Snap e mew to adorando vc! Vc é demais. Tbm sou do signo virgem. Vi vc falando! Estou vendo de comecar yoga varias pessoas tem
Me falado bem. Sou de paulinia , sp!
Voce é limda por dentro e por fora!
Um beijo continue assim levando inspiração e paz c esse seu jeito lindo de ser!!

Rispondi

Deu até vontade de fazer yoga também, porque hoje em dia é difícil ter tempo pra relaxar de verdade e o yoga, pelo o que eu vi, tras isso

Rispondi

Há um tempo venho com interesse no yoga.. e com o que voce escreveu, me interessei mais ainda, super pretendo começar!!!

Rispondi

Amei o post, eu realmente gostaria de adquirir isso a minha vida. você tem algum lugar para indicar rachel ?
beijos

Rispondi

eu faço no parque, mas adoro também o studio swasthya studio, na chácara Santo Antonio! Liga lá, fala com o Marian 😉

Rispondi

Rachel!! É incrivel como só de olhar pras suas fotos eu ja me sinto totalmente motivada!! Você parece ser maravilhosa, tanto por dentro quanto por fora! Te desejo muito sucesso nesse site e pra sua vida só coisas boas! Um beijo

Rispondi

Ameei o post. Achei muito revigorante e lindo hahaha. O blog está maravilhoso.

Rispondi

Em Jesus 🙂 e na minha espiritualidade & fé. Beijos Rachel!! Linda matéria!

Rispondi

Sensacional, sou uma pessoa muito ansiosa e infelizmente isso me atrapalha em muitas coisas, inclusive na dieta.
Moro no Guarujá e a praia é um lugar onde me traz muita energia positiva e onde tento controlar minha respiração e encontrar um ponto de paz.
Vou procurar um lugar onde tenha aula de yoga por aqui, e ver se me ajuda assim como te ajudou.

Rispondi

Nossa Rachel, to precisando disso, juro!! Meu grau de ansiedade está altissímo…

Rispondi

Faço yoga e me sinto muito assim, amo muito! Falo para todas minhas amigas o que você disse, yoga é muito mais do que só exercícios, é um modo de vida muito bom que todos deviam praticar. Depois que comecei a te seguir no instagram me inspiro a treinar mais pra fazer asanas tao lindos! Sempre mostro suas fotos pra minha instrutora hahahaha. Adorei a materia, parabens pelo site e continue postando sobre yoga, beijos!

Rispondi

VOcê é linda demais!!! me deu uma p*ta vontade de fazer yoga!!!

Rispondi

Aii como você é lindaaa! me inspira a cada dia!

Rispondi

Sabe, eu acho que to precisando começar a fazer isso também, certeza que vou sentir diferença

Rispondi

Amo seus posts sobre sua vida saudável, e confesso que isso me inspirou muito a começar a praticar exercícios físicos, já amo esse site, uma maneira de ficarmos mais próximas de você e da Mariana. Parabéns lindas 😀

Rispondi

Gosto demais desse seu estilo de vida. Passa uma boa vibração. Obrigada

Rispondi

Um dos ensinamentos do Yoga é ”somos todos um.” isso vai contra o egocentrismo, e especicismo. O homem não é visto como topo da cadeia alimentar, pois isso é ego. Ele é visto como parte do fluxo natural ligado á todas as outras coisas. Por isso, o vegetarianismo é fortemente ligada a Yoga, e não faz muito sentido fazer parte do yoga e não seguir a linha de amor a todos os seres vivos.. Namastê.

Rispondi

Rachel falo sobre seu silicone. bjs

Rispondi

Olá Rachel!!! Faço Yoga há um ano e realmente muda nossa vida…tbm não consigo faltar a nenhuma aula. Já vi no seu instagram sobre alguns livros que vc já leu(osho, etc). Vc poderia falar sobre alguns deles aqui tbm né?!
Continue com essa vibe incrível que tem!!! bjs

Rispondi

Oi Raquel, comecei a te acompanhar no sem filtro e gosto cada dia mais de você. Moro em Dublin a 7 meses e comecei a praticar yoga aqui apesar de não entender muita coisa que a professora fala rsrs. Você tem sido uma inspiração para mim e também uma distração nos momentos em que estou relaxando em casa. Continue sendo essa menina alto astral e linda, nunca comento em nenhuma rede social, mais senti vontade de comentar aqui pra você saber que é inspiração também em outro país. Milhões de beijos

Rispondi

Desconectar-se do munto exterior e conectar-se a seu mundo interior. Equilíbrio é isso.

Parabéns por ser quem você é gata!

Rispondi

Rachel linda!!!! Te acompanho sempre nas redes sociais, te admiro muito, vc é um incentivo para muita gente!! Amo ver seus snaps, me divirto muito. Amei esse post sobre Yoga, fiquei morrendo de vontade de fazer, parece ser algo maravilhoso, inexplicável…gostaria muito que me respondesse, sou super sua fã, que vc continue sendo sempre esse exemplo de menina. Muitos beijinhos <3 <3

Rispondi

Rachel da algumas dicas p quem quer praticar yoga, se da p comecar em casa fazendo o básico!!!!

Rispondi

Ja fiz algumas aulas de yoga e sei que o yoga tem frentes diferentes, ainda nao consegui achar o meu.Qual é o seu e o que ele tem de específico da frente?

Rispondi

Melhor post que já li!! Que vontade que fiquei de fazer Yoga…
http://www.doceconceito.com

Rispondi

Amo! Comecei com o yoga há uns 3 meses e já não largo mais, virou meu esporte <3 além de alongar o corpo me traz uma paz maravilhosa que só quem pratica sabe. E a cada aula sinto que evoluo um pouco, o que me mantém ainda mais motivada. É vida!

https://sarahmuran.wordpress.com/

Rispondi

Adorei seu site. Fiz dois meses de ioga depois parei foram acontecendo várias coisas na minha vida. Tb sou muita ansiosa e desconto nas comidas. Preciso perder peso. Mais vou conseguir, é tão difícil perder peso.

Deixe uma resposta