Oi pessoas maravilhosas, tudo bem? Faz tempo que não posto uma receitinha gostosa e “do bem”, saudável, funcional, né?! Então peguei essa receita deliciosa e fácil de fazer com a Marthinha (mais conhecida como minha mãe…  hahaha) para compartilhar com vocês! Esse bolo ela preparou para nós com todo carinho no dia das mães; anotem a receita direitinho:

Para a massa:

  • 04 ovos
  • 01 xícara de Xylitol
  • 01 xícara de chocolate em pó 70% ou cacau em pó 50%
  • 01 xícara de óleo de girassol
  • 01 xícara de leite sem lactose (ou água)
  • 02 xícaras de farinha de arroz (ou farinha de trigo orgânica)
  • 01 colher (sobremesa) de fermento em pó

 

Para a cobertura:

  • 200g de chocolate meio amargo picado
  • 200g de creme de leite fresco sem lactose

 

Vamos aprender o preparo agora? Anotem aí:

Unte uma forma redonda com buraco no centro e polvilhe com cacau em pó e reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Separe as gemas das claras e bata as claras em neve. Em uma vasilha coloque as gemas, o xylitol, o chocolate em pó e o óleo de girassol. Bata tudo na batedeira. Depois acrescente o leite e a farinha, e bata por mais 05 minutos. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente com um fouet (que é um batedor) para incorporar ar à massa. Finalize colocando o fermento em pó.

Despeje a massa na forma untada e leve ao forno (180ºC) por 40 a 50 minutos, ou até que o palito saia limpo ao espetarmos no bolo. Agora vamos preparar a cobertura, para colocar no bolo depois que ele esfriar: pegue o chocolate meio amargo picado e coloque numa tigela de vidro, e leve para derreter em banho-maria (ou no microondas). Depois de derretido, adicione o creme de leite e misture bem. Deixe esfriar um pouco, até ficar morno, e depois cubra o bolo, colocando a cobertura no buraco também, depois polvilhando com nibs de cacau ou raspas de chocolate e finalizando com morangos, amoras ou framboesas!!! HUUUMMMMM…  VOCÊS ACHAM QUE DÁ PRA FICAR RUIM???  HAHAHA…  NUNCA! É MARAVILHOSO!!!

 

 

Dicas da Marthinha:

Peneire a farinha, o xylitol e o chocolate antes de colocar na massa! Isso faz com que as moléculas se movimentem e consequentemente, o bolo fica muito mais fofinho! Vocês podem rechear o bolo com a mesma receita da cobertura se quiserem…  fica ainda mais gostoso!

Façam e me contem, ok meus amores?  Beijos da Rach!

 

Você pode gostar também

Deixe uma resposta