Oiiiii genteee, hoje esse post é de uma pessoa que vocês já conhecem e que me ajuda muito nas minhas dúvidas sobre uma vida mais saudável e fez esse texto aqui pra explicar melhor o efeito sanfona.

Emagrecer, engordar, emagrecer, engordar…muitas meninas aí já se identificaram, este é o famoso efeito sanfona.

Quando isso acontece na vida de uma pessoa quer dizer que o ritmo da sua vida e seu estado emocional oscilam. Ela come mais quando esta com algum problema, e come menos quando o problema diminui. O efeito sanfona também acontece com quem fica se entupindo de medicamentos para emagrecer ou fazendo dietas malucas e restritivas demais.

Além do peso que vai e volta, esse processo acaba fazendo mal a sua saúde, se você sofre com o efeito sanfona não se acomode. Identifique os padrões de comportamento que te levaram a isso e tome uma atitude definitiva. Seu corpo é sua ferramenta pra realizar tudo o que deseja enquanto estiver vivo. Mas, infelizmente, muitas pessoas não aprendem ou nunca tiveram interesse em saber como o corpo funciona e o que podem fazer para otimizar o seu funcionamento. Quanto mais conhecimento e percepção você tiver sobre o seu organismo, melhor será sua forma de lidar com ele e suas emoções.

A fome é uma resposta fisiológica do seu organismo, que necessita de energia para se manter vivo em um bom funcionamento. A fome aparece quando o nosso corpo esta entrando em reserva, os nutrientes – principalmente a glicose – estão escassos e o cérebro avisa o organismo que ele deve procurar comida. O problema é que quando a alma tem fome o corpo come. Muitas pessoas confundem a fome, a necessidade do corpo, com a vontade de comer. Alimentar a alma não significa dar a ela comida, mas nutri-la de cuidados emocionais.

Você também não deve confundir fome com apetite, pois esse esta relacionado aos sentidos, decorrentes de lembranças e sensações já experimentadas. Muita gente precisa levantar da mesa com o estomago cheio, pesado, caso o contrário aparenta que não esta satisfeito. Se você termina sua refeição com o estômago reclamando é porque comeu mais do que deveria.

Para evitar o efeito sanfona tente se manter na linda que eu gosto de chamar de “limiar de saciedade”, acima dela não há fome, abaixo dela há. Você deve permanecer sempre um pouco acima dessa limiar pois se comer demais vai engordar. Não passar fome significa estar constantemente alimentado, ficando sempre do lado da saciedade. Com isso você esta oferecendo ao seu organismo apenas o que ele precisa e o seu peso será regulado. Essa percepção será adequada quando o seu sono e todos os aspectos da sua vida estiverem equilibrados. Quando estamos nervosos, trabalhando demais e tristes, a percepção dessa limiar é dificultada.

Termino hoje com a seguinte mensagem : Para ter sucesso na dieta e evitar o efeito sanfona, primeiramente sua cabeça tem que estar preparada para o processo, o meio termo é o melhor caminho para se obter o sucesso continuo. Procure um profissional da saúde para te auxilar, percebo muitas vezes nos pacientes que o problema não esta na dieta e sim no emocional.

Eduardo Saporito

Nutricionista/Health Coaching Nutrition

Agendamentos/Consultas 11 3841-9555   WhatsApp 11 96390-8034

 

Você pode gostar também

2 comments

Rispondi

Eu tenho efeito sanfona desde sempre porque tenho hipotireoidismo, e só fui descobrir depois de muitos anos sofrendo nesse engorda e emagrece.
Fica a dica para as meninas que estão lendo o post 🙂 vá ao médico e peça para fazer os exames.
Beijos Rachel!

Rispondi

Adorei esse post Rach!
Realmente o emocional mexe com tudo!

Deixe uma resposta